Simulado de desastres naturais com inundação falsa, evacuações e montagem de abrigos mobiliza 256 cidades neste domingo em SC
17/05/2025
(Foto: Reprodução) Segundo a Defesa Civil, está prevista também a construção de ponte temporária do Exército em uma das cidades. Mega mobilização ocorre em todo o estado e vai mobilizar cerca de 260 mil pessoas. Defesa Civil de SC promove Simulado de Desastres Naturais neste domingo (18)
O maior exercício coordenado de evacuação e resposta a emergências já realizado no país vai acontecer em Santa Catarina no domingo (18), segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC).
A ação com evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, ajuda humanitária, cadastros populacionais, inundação falsa e até construção de ponte temporária do Exército vai mobilizar 256 municípios e cerca de 260 mil pessoas, informou a Defesa Civil neste sábado (17).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Coordenado pela secretaria, o simulado terá participação de equipes locais, regionais e estaduais, além de órgãos federais.
Ao todo, 86,78% dos 295 municípios catarinenses se inscreveram para participar. O período de cadastros terminou na sexta (16).
🌪️ O estado é historicamente afetado por enchentes, deslizamentos e eventos climáticos extremos. Nesta semana, a Defesa Civil confirmou que dois tornados foram registrados em um único dia em cidades diferentes, por exemplo.
Equipes de SC farão simulação de resposta a desastres naturais no domingo (18)
Corpo de Bombeiros/ Divulgação
Como vai ocorrer
Os desastres serão forjados de formas diferentes nas cidades. Em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, está prevista uma simulação de inundação, inclusive com a montagem de uma ponte temporária do Exército.
Em Florianópolis, haverá simulação de deslizamento, conforme o subsecretário de Proteção e Defesa Civil da capital, Pedro Neves.
Ele explica que as atividades buscam auxiliar a Defesa Civil estadual, que atua na gestão de crise, em um cenário de múltiplos desastres em locais diferentes.
"Faremos apenas simulações, não inundaremos nenhum local e o deslizamento com vítimas será cenográfico. Não faremos nada real, justamente para não atrasar a cidade e nem colocar ninguém em risco", comentou Neves. Outros detalhes não foram divulgados.
Bombeiros auxiliam vítimas de alagamento em SC
Corpo de Bombeiros/ Divulgação/ Arquivo
⛈️O evento, então, também deve ser usado como oportunidade para estudos, como:
Revisão de protocolos;
Teste de sistemas de comunicação;
Atualização de bases de dados;
Identificação, em tempo real, eventuais lacunas operacionais.
Moradores de áreas de risco também serão orientados a participar das evacuações simuladas, com abrigos para recepção temporária e a conhecer os procedimentos de segurança e os caminhos de proteção disponíveis em suas comunidades na prática, segundo a Defesa Civil.
O momento exato em que as simulações serão feitas não será informado a eles.
Monitoramento de chuvas em SC em 2024
Ricardo Trida / Secom SC/ Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias