Onda de calor começa nesta quinta com expectativa de temperaturas acima de 40ºC; veja previsão
18/09/2025
(Foto: Reprodução) Onda de calor começa em 11 estados e no Distrito Federal
A sexta onda de calor do ano vai se instalar a partir desta quinta-feira (18) em áreas do Centro-Oeste, em trechos do Nordeste (como interior da Bahia, sul do Maranhão e Piauí), no Norte e também em áreas do Sudeste e do Sul, sobretudo no interior de São Paulo e de Minas Gerais e no norte do Paraná.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Com isso, a tendência para os próximos dias é de máximas muito acima do normal no Triângulo/Sul de Minas Gerais e no interior de São Paulo.
Já no Centro-Oeste, há também chance de máximas próximas e até acima de 40 °C em várias áreas do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, especialmente entre sexta (19) e sábado (20).
Em Cuiabá (MT), a previsão é de que os termômetros atinjam de 38 °C a 40 °C no sábado e novamente no domingo.
Em Campo Grande (MS), o calor também será intenso, com picos de 35 °C a 36 °C previstos para sexta e sábado, enquanto em regiões do Pantanal a sensação pode ultrapassar os 40 °C no fim de semana.
Veja ABAIXO a previsão de mínimas e máximas para algumas capitais:
Cuiabá (MT): 24º / 36º nesta quinta (18), 24º / 37º na sexta (19), 26º / 34º no sábado (20).
Teresina (PI): 23º / 35º nesta quinta (18), 24º / 36º na sexta (19), 24º / 37º no sábado (20).
Goiânia (GO): 21º / 35º nesta quinta (18), 22º / 35º na sexta (19), 23º / 35º no sábado (20).
Campo Grande (MS): 24º / 34º nesta quinta (18), 24º / 35º na sexta (19), 25º / 35º no sábado (20).
Brasília (DF): 21º / 33º nesta quinta (18), 21º / 30º na sexta (19), 18º / 30º no sábado (20).
São Paulo (SP): 14º / 28º nesta quinta (18), 15º / 31º na sexta (19), 19º / 32º no sábado (20).
Rio de Janeiro (RJ): 18º / 29º nesta quinta (18), 18º / 30º na sexta (19), 21º / 32º no sábado (20).
Belo Horizonte (MG): 16º / 31º nesta quinta (18), 17º / 28º na sexta (19), 16º / 29º no sábado (20).
"Essa nova onda calor deve atingir boa parte do Brasil, mas sem a mesma intensidade de episódios anteriores", explica César Soares, meteorologista da Climatempo.
"A expectativa é de temperaturas bem acima da média, especialmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Nessas áreas, os termômetros podem alcançar 40 °C a 41 °C entre os próximos dias e o fim de semana, com anomalias em torno de 5 °C acima do normal para setembro", acrescenta o meteorologista.
🌡️ Os meteorologistas definem que uma onda de calor acontece quando a temperatura fica pelo menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
No interior do Sudeste, a onda de calor deve se refletir em picos altos entre sexta e sábado. Presidente Prudente (SP) salta de 32 °C nesta quinta para 36 °C na sexta (19) e 37 °C no sábado.
Em Uberlândia (MG), o aquecimento vai ser consistente: 34 °C nesta quinta, 33 °C na sexta com pancadas à tarde e à noite, e 33 °C no sábado.
No Sul, o aquecimento mais forte deve se concentrar no norte do Paraná: Londrina (PR) deve ir de 30 °C nesta quinta para 33 °C na sexta e atingir 36 °C no sábado; no domingo (21), a instabilidade aumenta e a máxima recua para 33 °C, com tempo nublado e chance de chuva.
Onda de calor deve se estender até o dia 22 de setembro.
Inmet/Reprodução
Já no Nordeste interiorano, a tendência é de calor persistente e ar mais seco: em Picos (PI), as máximas devem bater 37 °C de quinta a domingo, sempre com bastante sol e pouca variação ao longo do período.
Em Imperatriz (MA), o aquecimento também será contínuo, com 36 °C na quinta e na sexta e até 37 °C no sábado.
No sul da Bahia, Vitória da Conquista (BA) foge do extremo: a previsão indica máximas entre 25 °C e 27 °C entre sexta e domingo, com mais nebulosidade e chance de pancadas rápidas no sábado.
Pôr-do-sol no Rio de Janeiro.
Pilar Olivares/Reuters
No Centro-Oeste, a massa de ar quente segue impondo tardes muito quentes. Em Anápolis (GO), as máximas rondam 32 °C desta quinta a domingo, com pancadas isoladas entre sexta e domingo que não devem mudar o padrão de calor.
Em Rondonópolis (MT), o termômetro marca 35 °C na quinta e na sexta, sobe para 36 °C no sábado — quando pode chuviscar à tarde — e fecha o domingo perto de 35 °C, com sol entre nuvens e chance de pancadas.
Já Corumbá (MS) tende a esquentar gradualmente: 35 °C na quinta, 36 °C na sexta e no sábado e pico de até 38 °C no domingo, com ar muito seco e sensação térmica elevada nas horas centrais do dia.
☁️ Veja a previsão do tempo na sua cidade
No Tocantins, o calor ganha fôlego e depois cede levemente: Araguaína (TO) sobe de 35 °C na quinta para 37 °C na sexta e no sábado.
Mapa mostra previsão de chuva para esta quinta (18) em todo o Brasil.
Inmet/Reprodução
🌡️ Como vai ser a onda de calor
De acordo com a Climatempo, essa massa de ar seco e quente vai se instalar sobre grande parte do país, impedindo a formação de nuvens e mantendo o calor acumulado.
Com isso, as temperaturas devem ficar de 5 °C a 8 °C acima da média em áreas que vão do norte do Paraná até o sul do Maranhão, cobrindo também boa parte do Centro-Oeste, o interior do Sudeste e também porções do Norte e do Nordeste.
No Centro-Oeste, os termômetros devem disparar: Cuiabá e Campo Grande podem bater os 40 °C, enquanto Goiânia e Brasília devem ficar entre 33 °C e 35 °C, sempre com umidade do ar baixa, abaixo dos 30% em vários momentos do dia.
No Sudeste, o calor também será sentido com força. No interior paulista, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas, as máximas podem chegar a 37 °C a 39 °C.
Na capital paulista, a expectativa é de até 33 °C na sexta-feira, enquanto Belo Horizonte pode alcançar 31 °C e o Rio de Janeiro deve passar dos 32 °C no fim da semana.
"A partir da virada da estação, o cenário muda de forma bastante brusca. O início da primavera promete trazer uma queda expressiva nas temperaturas, especialmente na metade sul do país", explica César Soares meteorologista da Climatempo.
No Norte, Palmas pode ultrapassar os 40 °C. Em estados vizinhos, como o sul do Maranhão e o oeste da Bahia, o calor deve ser igualmente intenso.
No Nordeste, o interior deve sentir mais os efeitos do calorão. Em áreas do Piauí e do oeste baiano, os termômetros podem chegar a 36 °C a 38 °C, com sensação térmica ainda mais alta.
No Sul, os efeitos serão mais restritos ao norte do Paraná, mas mesmo assim Curitiba deve ter dias de calor acima da média, com temperaturas perto dos 27 °C a 29 °C.
Previsão de chuva acumulada (15 de agosto a 21 de setembro de 2025).
Inmet/Reprodução
🌷Começo da primavera com frio
Segundo os meteorologistas, a primavera deve começar com um contraste típico da estação: calor intenso em parte do país e com uma frente fria trazendo alívio nas temperaturas no Sul e no Sudeste logo nos primeiros dias.
No Sul, o refresco deve ser mais significativo. Entre os dias 21 e 22 de setembro, a frente fria deve trazer chuva forte e temporais isolados ao Rio Grande do Sul antes da entrada de ar polar.
O resfriamento deve derrubar as temperaturas, com máximas caindo de quase 30 °C para a faixa de 23 °C a 25 °C em Porto Alegre e manhãs com mínimas de 11 °C a 14 °C.
Em áreas de serra e campanha, os termômetros podem marcar valores ainda menores, com possibilidade de geada fraca e tardia em alguns pontos.
Curitiba também deve amanhecer mais fria, com mínimas próximas dos 10 °C e tardes mais amenas.
VEJA TAMBÉM:
Conta de luz mais cara? Entenda como a mudança do clima afeta o seu bolso
No Sudeste, a frente fria deve quebrar o calor dos dias anteriores. A previsão é de pancadas de chuva entre os dias 22 e 24/9 em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, seguidas por temperaturas mais amenas.
Na capital paulista, as máximas devem recuar de 30 °C para 24 °C a 27 °C, enquanto as mínimas ficam em torno de 15 °C.
Em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, a sensação deve ser de abafamento menor, com tardes menos quentes e madrugadas mais frescas.
No Centro-Oeste, o ar frio deve chegar mais enfraquecido, mas ainda assim pode amenizar o calor em Mato Grosso do Sul e parte de Mato Grosso, com quedas de até 5 °C nas máximas.
LEIA TAMBÉM:
Saiba o que esperar do inverno de 2025, que já começou
Neve, chuva congelada e geada: entenda diferença entre fenômenos que podem acontecer durante a onda de frio
Inverno de 2025 na cidade de SP é o mais gelado dos últimos 30 anos, diz Inmet
Mapa mostra previsão de temperatura máxima para esta quinta (18).
CPTEC/Inpe
Veja como ficam as temperaturas em TODAS as capitais brasileiras, segundo o Inmet:
LEIA TAMBÉM:
Seca é 'catástrofe global em câmera lenta', alerta relatório da ONU
União Europeia propõe nova meta climática e pela primeira vez inclui compra crédito de carbono de países em desenvolvimento
Parque da Cidade, principal obra da COP 30, é fechado para montagem de pavilhões do evento em Belém