‘Maldivas maranhense’? Transparência incomum do mar de São Luís chama atenção de moradores e turistas
17/01/2026
(Foto: Reprodução) Mar de São Luís muda de cor e chama a atenção de moradores
‘Maldivas maranhense’? A coloração esverdeada do mar da capital maranhense tem chamado a atenção de moradores e turistas, que comentam sobre a beleza das praias nos primeiros dias de janeiro. No entanto, essa condição não é comum, já que normalmente a coloração das praias são em tons de marrom.
Segundo o oceanógrafo Antônio Carlos Leal, o fenômeno acontece devido à falta de chuvas e à menor quantidade de água vinda dos rios que desaguam no mar.
“Nesse período, há uma redução do aporte pluvial e uma maior entrada de água oceânica, o que estimula a fotossíntese. Na fotossíntese, as microalgas produzem muita clorofila, que dá essa tonalidade esverdeada à água”, explica.
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A coloração do mar da capital maranhense tem chamado a atenção de moradores e turistas, que comentam sobre a beleza das praias nesses primeiros dias de janeiro.
Arquivo Pessoal
Ao g1, a estudante Crislaine Lima, que esteve na praia nos últimos dias, comentou que a água está cristalina.
“Eu tirei várias fotos e fiz vídeos. Quando você entra na água, ela está quase cristalina, bem Maldivas. De longe também é de encher os olhos. É incrível morar em uma cidade com litoral”, afirmou.
Além do aspecto visual que tem chamado a atenção, a água também está própria para banho. De acordo com o laudo mais recente de balneabilidade, divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, 16 praias da região metropolitana de São Luís estão liberada.
Tradicionalmente, o mar da capital maranhense apresenta coloração em tons mais amarronzados e águas escuras, uma característica associada ao equilíbrio ambiental da região.
Apesar disso, seis pontos ainda exigem atenção, concentrados principalmente na Ponta d’Areia e em trechos da Praia de São Marcos. Confira o laudo completo:
Laudo mais recente de balneabilidade, divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente
Divulgação/SEMA
*Supervisionado por Marcus Cidreira