Cursos de Medicina em São José e Taubaté serão punidos após avaliação ruim no Enamed
19/01/2026
(Foto: Reprodução) Curso de Medicina
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Dois cursos de Medicina em São José dos Campos e Taubaté, no interior de São Paulo, foram mal avaliados no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e serão punidos.
Em São José dos Campos, o curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi foi avaliado com o conceito Enade 2. A nota foi igual a do curso de Medicina oferecido pela Unitau, em Taubaté.
As notas de ambos os cursos são consideradas insatisfatórias pelo INEP, e vão ser punidos com restrição no Fies e suspensão da abertura de novas vagas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O balanço de resultados do Enamed foi divulgado nesta segunda-feira (19), em Brasília e, neste fim de semana, antes da divulgação, uma entidade que representa universidades particulares entrou na Justiça para barrar a divulgação dos resultados, mas perdeu.
Em todo o país, 107 cursos serão punidos por estarem na faixa considerada insatisfatória. Desse total, 83 tiveram como resultado o conceito Enade 2, enquanto outros 24 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 1, o menor índice.
O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma prova anual para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. Ao todo, 351 cursos foram avaliados e 30% estão na faixa considerada insatisfatória.
Em nota, a Universidade de Taubaté informou que, "com base na norma técnica divulgada pelo Inep, o desempenho do curso de Medicina no Enamed 2025 se enquadra na faixa de conceito 3 e, por isso, a Universidade protocolou recurso administrativo solicitando a revisão do conceito atribuído".
A Universidade Anhembi Morumbi informou que os resultados "considerados de forma isolada, não constituem indicadores suficientemente robustos ou conclusivos para aferir a qualidade da formação médica ofertada pela instituição, uma vez que, o curso apresenta conceito máximo (nota 5) na avaliação oficial conduzida pelo Ministério da Educação, que segue metodologia própria, critérios objetivos e procedimentos técnicos consolidados".
A universidade disse também que "até o presente momento não há qualquer comunicação oficial por parte do Ministério da Educação ou de outros órgãos competentes acerca da imposição de penalidades ou sanções decorrentes dos referidos resultados".
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina