Acareação com Vorcaro e diretor do Banco Central é nova pressão sobre autoridade monetária
A convocação do diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton Aquino, para uma acareação a respeito de possíveis fraudes na transação do Banco Master com o BRB chamou a atenção de ex-diretores da autoridade monetária e do mundo financeiro.
O diretor responsável pela negativa da operação Master-BRB foi outro, o responsável à época pela Diretoria de Organização do Sistema Financeiro, Renato Gomes.
A partir daquele processo, dados da operação com o BRB foram enviadas à PF, que iniciou a investigação que levou à prisão de Vorcaro.
A diretoria de Fiscalização foi responsável pelo parecer que levou à liquidação do Master.
Nos últimos dias, foi ampliada a pressão sobre o BC questionando se a liquidação foi precipitada. Até mesmo um parecer do ministro do TCU, Jhonatan de Jesus, pedindo explicações ao BC, foi visto com estranheza dentro do tribunal de Contas.
Como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, é responsável pela investigação que a PF iniciou, chamou a atenção de ex-mandatários do BC a convocação do dirigente da área responsável pela liquidação.FONTE: https://g1.globo.com/economia/blog/ana-flor/post/2025/12/24/acareacao-com-vorcaro-e-diretor-do-banco-central-e-nova-pressao-sobre-autoridade-monetaria.ghtml